ERP Dynamics NAV

O ERP Microsoft Dynamics NAV é uma solução de gestão de empresas de pequena e média dimensão que possibilita a gestão da sua contabilidade e finanças, aprovisionamento e todas as operações associadas ao seu negócio. Esta solução permite a recolha, armazenamento, gestão e interpretação, numa única base de dados, de dados de diferentes departamentos e atividades da empresa, sendo facilmente adaptável ao seu negócio.

Além de ser um software multi-idioma e multi-empresa, enquanto ERP da Microsoft, permite uma integração natural com outras ferramentas do Office, nomeadamente o Onenote, Microsoft Flow, Outlook, CRM. A aplicação poderá ser alojada na cloud ou instalada nos servidores da empresa, sendo o acesso à mesma feito através de diversos dispositivos: PC, Browser Web, tablet e smartphone.

Vantagens da implementação do Dynamics NAV

  • Fiabilidade e robustez
  • Redução de custos
  • Aumento da produtividade
  • Simplificação e integração de processos e informação
  • Reporting e análises customizáveis
  • Qualidade no serviço de apoio ao cliente
  • Flexibilidade e adaptabilidade
  • Escalabilidade e mobilidade

Funcionalidades do produto

Gestão Financeira
Contabilidade Geral

O módulo disponibiliza o esquema de contas como ferramenta de análise financeira de tratamento de dados extraídos do plano de contas, orçamentos, cash flow e custos financeiros, em mapas de análise, comparando esses dados com o histórico e o orçamentado.

Os movimentos contabilísticos poderão ser distribuídos por diferentes contas, centros de custo e projetos. A solução permite definir workflows de aprovação de documentos, gerar mapas em diferentes divisas e exportar dados para Word e Excel. A criação de orçamentos e a possibilidade de visualização das variações entre o orçamentado e os registos efetuados, na contabilidade, irão permitir um controlo e gestão eficientes.

Caso se verifique, poderá efetuar a consolidação de informação e gestão da contabilidade de diferentes empresas numa mesma Base de Dados. A possibilidade de configurar centros de custo e proveitos e de alocar um custo ou ganho a um centro de responsabilidade, traduz-se numa gestão otimizada e eficiente.

No que diz respeito à contabilidade de custos, a solução permite um controlo eficiente dos custos da empresa, tendo por base o orçamentado e os custos reais. A previsão da liquidez da empresa, tendo em conta pagamentos e recebimentos previstos, é possível através da ferramenta de previsão de cash flow.

Gestão Tesouraria

O Dynamics NAV permite à empresa a criação e gestão de contas bancárias, em diferentes divisas, e a reconciliação de pagamentos, cobranças e contas bancárias: importação de movimentos bancários, mapeamento de clientes, fornecedores e contas bancárias, importação de extratos bancários e reconciliação e registo de pagamentos bancários. Está prevista, ainda, a possibilidade de impressão de cheques bancários.

Através da aplicação poderá configurar pagamentos eletrónicos aos fornecedores e criar débitos diretos aos clientes. Adicionalmente, é disponibilizada a opção de pagamento online de faturas, instalação e integração com o PayPal.

Imobilizado

Com a utilização deste software de gestão será possível a criação de bens (edifícios, máquinas e equipamentos) e registo dos respetivos movimentos associados: aquisição, amortização, apreciação, depreciação e alienação. Poderá, ainda, distribuir, percentualmente, os movimentos de Imobilizado por diferentes centros de custo.

O módulo de Imobilizado permite a gestão de seguros e da manutenção associados aos bens. Poderá controlar prémios anuais e a cobertura das apólices de seguro, associando as mesmas aos diferentes bens de Imobilizado. Adicionalmente, a aplicação permite o registo de todos os custos associados à manutenção e às ordens de serviço realizadas.

Divisas

O Dynamics NAV permite a gestão de múltiplas divisas, nomeadamente nos pagamentos e cobranças realizadas e nas contas bancárias. Tendo em conta a legislação EURO nos países da União Monetária, será possível atualizar as taxas de câmbio e a conversão de moeda, podendo os movimentos ser registados em diferentes moedas para o mesmo fornecedor ou cliente.

Será disponibilizada a ferramenta de arquivo das diferentes taxas de câmbio aplicadas e a funcionalidade de ajustamento de taxas de câmbio para atualização dos pagamentos e cobranças, sendo apuradas as perdas e ganhos existentes.

Requisitos Legais

O software apresentado é uma solução que dá resposta a todos os requisitos legalmente exigidos pelas Autoridades Portuguesas, dos quais se destacam a Declaração IVA, Declaração Recapitulativa EU, Declaração IES, Comunicação Documentos Transporte, SAF-T, Comunicação Inventário, COPE, Modelo 31/32 e Intrastat.

Vendas e Marketing
Cobranças

O Dynamics NAV permite a configuração e gestão da lista de clientes e o registo de todos os movimentos associados, sendo possível a gestão das cobranças em diferentes moedas. Para cada cliente poderá definir moradas alternativas de envio de encomendas e configurar a respetiva transportadora.

O desconto ao cliente poderá ser aplicado à fatura ou apenas a um dos produtos presentes no documento, podendo ser definidos os termos e condições de desconto por cliente, ou grupo de clientes, ou tendo em conta determinados parâmetros (quantidade mínima, unidade de medida, moeda, variantes do produto e período de tempo).

Caso existam campanhas de marketing, a solução permite a atribuição automática do preço e desconto, caso o cliente se inclua na respetiva campanha.

O registo do envio ou devolução de uma encomenda poderá ser total ou parcial. No que diz respeito ao envio, a faturação poderá ser feita em separado e poderá, caso seja necessário, existir um pré-pagamento. No caso de existir uma devolução, será gerada, automaticamente, pela aplicação, uma nota de crédito ao cliente.

Marketing

A empresa poderá organizar, por categorias, os seus contactos, classificando os seus clientes, de forma automática, por critérios definidos. Conseguirá personalizar a abordagem a realizar a cada contacto e registar toda a informação decorrente das interações verificadas, obtendo, assim, uma gestão eficiente das relações profissionais.

A organização de campanhas baseadas em segmentos de contactos com critérios como vendas, perfil, interações existentes e critérios de segmentação utilizados, anteriormente, é algo que está previsto no Dynamics NAV. Neste módulo conseguirá gerir todas as relações comerciais, pois a solução inclui a gestão de contactos, interações, oportunidades de venda, faseamento do processo de vendas e possibilidade de organização e criação de listas de tarefas, alocando-as aos seus utilizadores.

A solução prevê a ativação de notificações e a criação de templates para notificações por email. Está disponível, também, uma ferramenta de sincronização no Dynamics NAV das reuniões, tarefas e contactos criados no Outlook.

Compras e Pagamentos

A solução permite a configuração e gestão da lista de fornecedores e o registo de todos os movimentos associados, sendo possível a gestão dos pagamentos em diferentes moedas. Em cada fornecedor poderá definir moradas alternativas para a receção de encomendas e tem, ainda, a possibilidade de solicitar o envio direto do fornecedor para o cliente.

O desconto acordado com o fornecedor poderá ser aplicado sobre a fatura na totalidade, ou apenas a um dos produtos presentes no documento, podendo ser definidos os termos e condições de desconto por fornecedor, ou grupo de fornecedores, ou tendo em conta determinados parâmetros (quantidade mínima, unidade de medida, moeda, variantes do produto e período de tempo).

O registo da receção ou devolução de uma encomenda poderá ser total ou parcial. No que diz respeito à receção, a faturação poderá ser feita em separado. Caso exista uma devolução, será gerada, automaticamente, pela aplicação, uma nota de crédito relativa ao fornecedor.

A gestão de planeamento e requisições de compras poderá ser um processo automatizado, sendo feito uma sugestão de reaprovisionamento baseada em parâmetros como: procura prevista, definição do ponto encomenda e quantidade máxima de inventário.

Gestão Armazém

Para gerir de forma eficiente o seu inventário, a aplicação prevê a criação e configuração de produtos em stock e a definição de parâmetros como unidade de medida, método de custeio, grupo de registo de inventário, custo unitário e preço de venda, podendo registar todas as transações de venda e compra e efetuar ajustes positivos e negativos se necessários. Adicionalmente, poderá definir períodos de contagem e acompanhar a contagem do inventário físico.

Ao nível dos produtos poderá definir diferentes categorias e associar atributos como é o caso da cor, país de origem, tamanho e dimensões, além de atribuir variantes, unidade de medida e código de barras ou produtos substitutos, caso não exista disponibilidade para o produto pretendido. Está garantida a possibilidade de gestão e rastreio do produto através da definição, automática ou manual, de números de série.

Para o mesmo produto poderá gerir diferentes fornecedores, sendo possível configurar, para cada um, preços/descontos e tempos de entrega acordados. Adicionalmente, a solução prevê a capacidade de registar encargos associados aos produtos (fretes e seguros) e respetiva inclusão no cálculo do custo unitário ou preço de venda do produto.

Através das ordens de transferência, poderá controlar e acompanhar as transferências de produtos entre diferentes localizações/armazéns.

O módulo de gestão de armazém permite a criação de listas de materiais (produtos, matérias-primas e recursos) e a criação da pickinglist e de listas de arrumação. As receções e envios de armazém irão, sempre, gerar o registo de movimentos e a impressão de documento de confirmação.

Produção

A implementação do módulo de Produção do Dynamics NAV permite à empresa a criação de listas de materiais, gamas operatórias, associação de unidades de medida e cálculo de custos. Adicionalmente, poderá criar e gerir ordens de produção, registar consumos e outputs. Através do planeamento da lista de materiais e necessidades poderá gerar, automaticamente, encomendas e ordens de produção.

A aplicação disponibiliza, ainda, a capacidade de previsão da procura baseada na previsão da venda de produtos, criando ordens de produção e compra, com base nessa mesma procura e nível de inventário disponível. Da mesma forma, permite efetuar uma previsão das vendas e análise de potenciais falhas no inventário, podendo, assim, implementar um modelo de reaprovisionamento atempado.

No que diz respeito ao planeamento de capacidades, a solução permite a criação de centros de trabalho e centros de máquina e a visualização das listas de tarefas existentes, por capacidade e carga, em cada um dos centros.

Projetos

A aplicação permite à empresa a gestão de projetos com custo fixo associado ou baseado em tempos e recursos alocados a um determinado projeto, podendo a empresa enviar a sua proposta, diretamente, por email para o cliente.

Esta funcionalidade permite a criação de um projeto específico e associação de diferentes tarefas, orçamentos e tempos de execução. Adicionalmente, poderá configurar listas de preços para faturação de produtos e recursos e, ainda, registar despesas associadas ao projeto em contas da contabilidade geral.

Com a utilização do Dynamics NAV terá uma gestão otimizada e eficiente dos seus projetos com a capacidade de análise e previsão do trabalho em curso, além de um planeamento constante e possibilidade de faturação a um determinado cliente, parcial ou total, em diferentes moedas. O módulo de Projetos permitirá ter controlo total e total visibilidade sobre as tarefas de um determinado projeto, duração e valor orçamentado, além do custo associado e montante já faturado ao cliente.

Planeamento de Recursos

Esta funcionalidade disponibiliza a qualquer organização a capacidade de gestão dos seus recursos e respetivo custo, podendo classificar os seus recursos por pessoa ou equipamento.

Os recursos poderão ser alocados a diferentes projetos, de forma a apurar o seu custo. Poderá, ainda, gerir e estipular diferentes tipos de custos: custo fixo, custo baseado numa percentagem ou, ainda, custo com um fee adicional.

A gestão de recursos inclui o planeamento de capacidades e calendarização do plano estabelecido, permitindo a monitorização constante dos seus recursos e análise da sua capacidade, tendo em conta a disponibilidade e custos previstos para os mesmos.

Serviço (Pós-Venda)

O módulo de Serviços irá permitir planear e distribuir os recursos de forma eficiente através da priorização das tarefas de serviço, carga de serviço e escalonamento de tarefas.

O registo de pedidos de serviço, ordens de serviço, pedidos de reparação, configuração e monitorização de preços dos serviços irão traduzir-se num serviço eficiente e com rentabilidade para a empresa.

A aplicação permite, ainda, a gestão de contratos e lista de materiais associados a um produto, disponibilizando toda a informação relativa a garantias.

Gestão Recursos Humanos

Através do módulo de Recursos Humanos, poderá, de forma eficiente, gerir os colaboradores da sua empresa, nomeadamente os seus dados gerais e dados da empresa, dados fiscais (NIF e informação sobre IRS) e o regime de proteção social em vigor.

Através da implementação desta funcionalidade, conseguirá, de forma facilitada gerir contratos de trabalho, processar salários com pagamentos SEPA e integração contabilística, além de serem disponibilizados todos os reports exigidos legalmente.

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